terça-feira, 21 de outubro de 2008

Saber Amar (continuação de amar alguém)

Aos olhos do mundo, as pessoas não são o que pensam, mas são as suas ações, ou seja, são tudo aquilo que externam. Portanto, se você fala X, mas faz Y, as pessoas definirão quem você é pelo Y, pois na prática, essa é a sua atitude. Você é o que você faz.

Por isso, não adianta nada ter um sentimento e guardá-lo dentro de si mesmo. Nós ainda não temos o poder de ler pensamentos, portanto a melhor maneira de demonstrar quem você é e o que você sente é, além de falar, ter atitudes condizentes com o que se é falado.

Infelizmente, muita gente ainda não entendeu que existe uma grande diferença entre amar e expressar o amor. E expressar o amor é algo da maior importância (mais até do que dizer "eu te amo"), pois uma pessoa só se sente realmente amada por alguém quando esse alguém tem atitudes que externam esse amor.
É maravilhoso perceber que quem você ama não quer te esconder, faz questão de te apresentar a todos, que não se importa de te abraçar forte e de te dar um beijo suculento na frente de quem quer que seja. Melhor ainda quando essa pessoa quer conhecer a sua família e se esforça para ser simpática com seus amigos, porque sabe que isso te fará feliz.
Demonstrar amor passa pelo respeito à pessoa amada, às suas opiniões (pode até discordar, mas nunca criticar de forma agressiva), respeito pelos seus gostos, dar apoio quando for preciso (ao invés de criticar, pois tudo tem a sua hora), fazer certos sacrifícios desde que estes não exijam que você faça algo contrário às suas convicções, fazer pequenas surpresas só para ver como a pessoa vai ficar feliz... Demonstrar amor é a melhor forma de fazer a pessoa amada se sentir mais feliz e, por conseqüência, fazer de você uma pessoa mais feliz.
O amor é incondicional: quando há amor, esse ultrapassa todas as barreiras raciais, religiosas, de estilo de vida. Não é importante se a pessoa amada gosta de rock ou de pagode, se a pessoa tem tatuagem ou não: ama-se com a mesma intensidade e respeitando seu jeito peculiar de ser.
Respeito: eis uma palavra que tem tudo a ver com relacionamento a dois. Não basta amar, tem que saber respeitar a pessoa amada. Nenhum amor sobrevive sem respeito (mas esse é um assunto enorme e depois eu escrevo sovre isso).

Por um pouco mais de um ano, eu me relacionei com aguém que nunca me falou "eu te amo". Eu também não falava para ele, nós tínhamos nossas razões para isso. Mas eu sei que fui muito, mas muito amada, assim como ele também não tem dúvidas sobre os meus sentimentos de amor em relação a ele. Nosso amor foi intenso e muito, muito bom. Quando terminamos, houve uma longa conversa e ao final, nós nos abraçávamos com muito carinho e respeito um pelo outro. Contado desse jeito o leitor pode até duvidar das minhas palavras e das minhas impressões a respeito, mas ao conversar com meu terapeuta a respeito, tal profissional me falou: "ele te amou profundamente, só que simplesmente não agüentou mais a situação".

São o respeito e as demonstrações de afeto que tornamo amor visível aos olhos, palpável para o mundo.



Nenhum comentário: