domingo, 19 de outubro de 2008

Amar Alguém

Relacionamento amorosos são situações muito difíceis. Passada a fase do encantemento, nos ficamos cara a cara com as características que fazem dessa pessoa ela ser o que ela é. Passamos a enxergar além da empolgação inicial e começamos a ver que uma ou algumas daquelas características não são tão legais quanto a gente pessava que era. É a partir daí que a coisa se complica.
Quando eu era pequena, me via como uma linda princesa, que um dia acharia seu príncipe encantado e seria feliz para sempre. Ledo engano. Hoje sei que não existem príncipes nem princesas como nos contos de fadas, somos apenas seres humanos, somos seres imperfeitos tentando ser felizes na caminhada de nossas vidas rumo à perfeição.
Por sermos serem imperfeios, por conseqüência, nossa noção de amor também será imperfeita e terá variáveis tão grandes quanto a quantidade de pessoas nesse mundo. Uns acham que o amor lhes dá o direito sobre a vida da pessoa. Outras levam isso tão a sério que acham que têm o direito de apontar uma arma, de matar se seus anseios não forem correspondidos. Outras até dão certa liberdade, regulando apenas uma ou outra "coisinha", como "pedir" à pessoa amada para não ir a certos lugares, para se afastar de certas amizades, e se sentem até no direito de proibir que a pessoa objeto do seu amor faça algo que ela não goste, como uma tatuagem, um piercing, usar certas roupas...tudo em nome do amor. Será que isso é realmente amor?
Uns vão dizer que sim, que estão cuidando da pessoa amada para que ela não cometa erros, para que siga num caminho certo sem se perder ou se machucar nesse mundo tão perigoso, com pessoas tão mal intencionadas.
Particularmente, eu entendo que tais atitudes não são expressão do amor. Amor não se expressa tolhendo a pessoa amada. E como conseqüência, mais cedo ou mais tarde, tantas violações da individualidade irão tornar o relacionamento insustentável de tão infeliz que a pessoa que sofre tantas proibições vai se sentir. E sabe por que? Porque quanto mais tolhida, mais cobranças ela fará ao outro para compensar as coisas de que abriu mão e essa pessoa simplesmente não vai corresponder às expectativas, ainda que tente (o que na maioria dos casos não ocorre).
Continuo depois.

Nenhum comentário: